O ás do time de tênis que nem ao menos sabe jogar | Hoshiai no Sora - Primeiras impressões


Hoshiai no Sora é um anime de tênis que discorre sobre um clube escolar de Soft Tênis muito ruim que está a beira de ser erradicado caso não apresente resultados significativos e ganhe o torneio de Soft Tênis para manter sua existência. Para ajudar nessa melhoria, um novo integrante surge e começa a mudar o quadro da situação. O problema é que esse novo "tenista" nunca sequer viu uma raquete na vida.

Alguns simplesmente são melhores por natureza

Maki Katsuragi é um estudante comum, mas com grandes potenciais escondidos. Sem a presença paterna, Maki vive com sua mãe, que está sempre ocupado com o trabalho. Logo Maki está sempre rodeado de grandes responsabilidades como homem da casa. Quando ele é instigado por Toma Shinjou, líder do clube de Soft Tênis, a integrar o time, ele se recusa a participar todas as vezes em que a oportunidade lhe é dada.


De tanto Toma insistir, Maki acaba cedendo a participar e corroborar com o time para que ele não seja desmembrado. O fato é que Maki nunca havia participado de esporte algum, mesmo em sua antiga escola. Mas ele era extremamente rápido, astuto e com uma boa desenvoltura física. Isso acabou culminando em uma performance esplêndida em sua primeira partida treino, deixando os alunos que praticavam o esporte há anos no chinelo.

Poderia ser uma forçação de barra ou puro protagonismo se não fosse uma realidade natural da vida real. Diferente do Pacto Ficcional, que é um acordo entre o leitor (no caso telespectador) e a obra em questão para estabelecer uma certa aceitação de que o que está acontecendo ali é a realidade da história, em Hoshiai no Sora o que vemos acontecer com Maki é um recorte da realidade.


Na primeira tentativa, algumas pessoas simplesmente aparentarão ser superiores àquelas que estão fazendo algo há muitos anos. Por que isso é um recorte da realidade? Pelo fato disso não ser comum. A maioria das pessoas conquistam as coisas por meio da dedicação e do esforço.

O espírito de liderança de Maki e seu jeito arrogante

Apesar de Toma ser o líder primário, com a chegada de Maki, automaticamente um senso de liderança erradia dele e isso é notoriamente perceptível. Maki não só haje como um homem de frente, como também começa a compreender os déficits da equipe e em como sanar estes problemas.

Mesmo conseguindo resolver estes problemas e sabendo ver o potencial em cada um, de forma individual, Maki externaliza essas genialidades de forma arrogante, menosprezando seus colegas. 


Uma de suas falas é justamente questionar como pessoas que jogam há tanto tempo podem perder para alguém que nunca jogou tênis. Isso acaba gerando uma revolta entre os integrantes do clube, mas logo percebem que eles estavam no caminho errado.

Por mais que as palavras de Maki fossem duras, a realidade daquilo que ele disse era mais impactante. Isso acabou influenciando os jogadores a treinarem e a se esforçarem mais para vencerem as próximas partidas e ganhar o torneio de Soft Tênis.

Considerações

Hoshiai no Sora, assim como Haikyuu, Kuroko no Basket, Hajime no Ippo, é um anime esportivo divertido. Ponderações com dramas, comédia, romance sempre estão presentes neste tipo de obra. Acima de tudo, está o aspecto rudimentar desses gêneros: a determinação e o esforço.

O audiovisual segue sendo agradável e bonito. Mais do que uma animação, há muitas explicações técnicas do esporte, que servem para elucidar sobre como funciona a modalidade, algo comum nessas obras de esporte.

Vale a pena dar uma chance e conferir esta história. O anime é lançado semanalmente todas as quintas-feiras.

Comentários