Protagonista digno do poder ou apenas superestimado? | Vagabond (Primeiras impressões)

Resultado de imagem para vagabond

O grande questionamento deste mangá não reside nesta incógnita da força descomunal do protagonista, Tazeko. Todavia, é interessante levantar essa discussão para tentar compreender quais são as motivações que levaram o autor, Takehiko Inoue, a desenvolver o personagem com tais atributos.

A obra, no contexto geral, é interessante. Acompanhamos a vida de dois homens, aparentemente samurais, no período Edo do Japão, que acabam de superar uma guerra e decidem fugir do vilarejo onde residem. Estes homens são Takezo e seu "amigo" Matahachi. Por motivos de atitudes sórdidas, o termo amigo foi posto entre aspas.

Resultado de imagem para vagabond matahachi

Em diversos momentos, enquanto Takezo enfrenta numerosos inimigos, Matahachi está aproveitando o momento com uma mulher. Outros acontecimentos mostram Matahachi se passando por Takezo para poder adquirir determinados privilégios, também envolvendo mulheres. Resumindo: o cara é simplesmente um babaca. Abandonou seu "melhor amigo" em batalha para poder ter relações com uma mulher. Fora o fato dele ser noivo.

Eis, então, a grande questão de Takezo como protagonista overpower. Ele é tachado, a todo momento na história, como um demônio, com olhar selvagem, sem piedade. Em certos momentos, Takezo aniquila, sem pestanejar, homens diversas vezes mais velhos e, teoricamente, experientes. Mas ao que parece, essa ideia não existe na história.

Resultado de imagem para vagabond

Para tentar justificar este fato, há algumas contextualizações de seu passado, como o fato dele ter matado um homem aos sete anos de idade, o que pode ter o feito perder a humanidade. Takezo também vivia muito tempo enfurnado nas montanhas, sobrevivendo das coisas que a própria natureza proporcionava. Todas essas são possíveis justificavas para, talvez, entendermos o porquê de Takezo ser tão onipotente perante a personagens que mereciam mais valor (ou não).

No geral, vale a pena a leitura deste mangá, considerado por muitos uma obra de arte. Importante ressaltar também a qualidade dos traços, sempre bem trabalhados e detalhistas. Caso ainda não conheça esta história, recomendo que dê uma chance a ela.

Comentários