Arte é um anime importante e que quebra paradigmas

Anime] Arte Season 1 Ep 1 Eng Sub FUll Episode — Tokyo MX

Arte é um anime da atual temporada que, antes mesmo de estrear, pela sinopse, a obra já havia me chamado bastante a atenção. A história se passa em Florença, durante a era renascentista do século XVI. O principal aspecto trabalhado em Arte é o preconceito existente naquela época com as mulheres.

Arte

O nome do anime é também o nome da protagonista, Arte. Somos apresentados a ela como uma garota de uma família nobre, mas que, entretanto, não anda muito bem financeiramente. Com a morte recente de seu pai, Arte se vê numa situação complicada, onde sua mãe exige que ela se case para que possam dar continuidade à tradição e assim não chegar a falência total.

O problema é que Arte não deseja essa vida para ela, uma vez que a garota é uma grande desenhista e ambiciona um dia trabalhar com isto. O impasse é justamente o seu período. Por se tratar de um século muito machista, por mais que ela tenha tentado, nenhum homem a aceita em suas oficinais como uma aprendiz. Segundo eles, "lugar de mulher não é ali".

Ao começar o anime, é notório que esse é o tema principal a ser questionado e subvertido pela história. Juntamento com Arte, somos levados a conhecer este universo e as nuances da personagem no decorrer do roteiro. Claro que ainda é cedo para oferecer qualquer juízo de valor, afinal a obra ainda está no início. Entretanto, é nítido a importância deste anime, mesmo no século atual.


A primeira conquista de várias

Após várias tentativas, para ser mais exato, 14, Arte, enfim, consegue encontrar alguém que a aceite como sua pupila, porém, por razões erradas. Leo, o homem que resolve dar uma chance para a garota, na verdade só queria mostrar para a menina que ali não era o lugar dela. Então, o homem acaba passando uma tarefa árdua para a jovem moça, prometendo aceitá-la após aquilo.

Ele fez tal exigência sabendo que ela não conseguiria. Todavia, o tiro acabou saindo pela culatra, pois Leo não contava com a determinação acentuada de Arte, que a fez terminar tudo o que ele havia incumbido a menina de fazer. Naquele momento foi provado o valor real de Arte e a visão de que ela não era apenas uma mulher que não podia fazer determinadas coisas.

Claro que o estigma continua presente após isto, mas a força de vontade de Arte, aos poucos, começa a subverter a ideia retrógrada das pessoas daquela cidade. E esse será, com certeza, o ponto forte da história até seu término: retratar a empoderação feminina em meio a uma sociedade machista e, até em certo ponto, opressora.


Ainda não assistiu Arte? Não perca tempo e comece ainda hoje. Vale muito a pena e experiência.
Gostou do texto? Deixe seu comentário aí embaixo, vamos interagir.

Comentários

  1. Eu ainda não parei para assistir ele, mas depois de ter lido, darei uma conferida. :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário