InuYasha e a Lei do Esforço Invertido

Criadora de InuYasha anuncia novo mangá

InuYasha foi um mangá escrito e ilustrado pela mangaká Rumiko Takahashi. Subsequente, devido ao seu grande sucesso, a obra ganhou uma adaptação em anime e vários filmes.

A história segue a vida de uma garota chamada Kagome Higurashi, uma estudante normal que, em um determinado dia, acaba caindo dentro de um antigo poço em sua casa que a transporta para o Japão feudal. Nessa era, Kagome se encontra com um meio youkai chamado InuYasha.

Tudo Para Otakus E Otomes: InuYasha

InuYasha é um meio demônio complexado com seu próprio poder. Dentro deste universo, existem milhares de demônios poderosos em buscas de um artefato chamado Joia de 4 Almas. Essa joia permite potencializar, substancialmente, o poder do indivíduo que a possuir.

Por ser filho de um humano com um youkai, InuYasha está constantemente tentando provar ser forte e erradicar de uma vez por todas seu lado humano. Desde o início, a história deixa bem claro o objetivo de InuYasha. Sempre correndo atrás da Joia de 4 Almas no intuito de se transformar em um youkai completo.

A Lei do Esforço Invertido

Pode parecer algo razoável e aceitável à primeira vista. Um personagem em busca de seus objetivos, subvertendo situações e desenvolvendo seu próprio poder. No entanto, há uma linha muito tênue entre correr atrás de algo positivo e receber um retorno positivo deste algo.

Alan Wilson Watts, mais conhecido também como Alan Watts, foi um filósofo britânico-americano que interpretou e difundiu a filosofia oriental para um público ocidental. Uma de suas teorias mais icônicas é a Lei do Esforço Invertido, que trabalha justamente naquilo que se busca, entretanto não se obtém.

"O desejo de ter mais experiências positivas é uma experiência negativa. E, paradoxalmente, a aceitação da experiência negativa, é, em si, uma experiência positiva" - Alan Watts.

Simplificando ainda mais o que Watts quis dizer com esta ideia, significa que quanto mais você busca por algo que não tem, mais tangível é a certeza de que você não possui aquilo. Isso acaba proporcionando um efeito contrário, deixando, as vezes, a situação ainda pior.

InuYasha: De surpresa, Amazon Prime Video adiciona episódios e ...

No caso de InuYasha, ele prende-se tanto ao fato de querer ser um youkai por completo e se tornar incrivelmente forte, que acaba não percebendo em toda a história que ele é um personagem forte. Usar como parâmetro outros monstros o faz achar que nunca chegou a um nível estável de poder e  que não se pode dar ao luxo de se aceitar.

Entretanto, Watts também afirma que quando se há a aceitação do negativo, paradoxalmente as coisas tendem a causar um efeito positivo. Quando InuYasha encontra-se com Kagome e passa a conviver com ela diariamente, seu prisma sobre a vida e o mundo são alterados. Isso o faz colocar as coisas em perspectiva.

Com isso, ele percebe que correr em busca da joia e ser o mais forte, na real não é o mais importante. Naquele momento ele se aceita, mesmo com suas inúmeras imperfeições. Mas essas mesmas imperfeições o fazem ver as circunstâncias externas e internas de uma forma mais otimista.

Curtiu o texto? Deixa um comentário aí embaixo, vamos interagir.

Comentários

  1. Sua análise foi tão perfeita que me deu vontade de assistir mesmo sendo um anime longo. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena assistiu InuYasha. É o meu segundo anime favorito.

      Excluir

Postar um comentário