Top 3 filmes do Studio Ghibli para assistir na quarentena (Parte I)

Netflix começa a disponibilizar Filmes Animes do Studio Ghibli ...

É indiscutível que o Studio Ghibli possui um acervo gigantesco de filmes incríveis. Elencar os mais interessantes para assistir não é uma tarefa muito fácil, porém segue abaixo uma indicação de três filmes do Ghibli para passar o tempo e conhecer melhor o estúdio.

Meu Amigo Totoro

Crítica | Meu Amigo Totoro – Plano Crítico

O filme icônico que carrega a logo do estúdio. Meu Amigo Totoro é um ótimo filme de introdução ao Studio Ghibli. Fantástico, imersivo, descontraído e repleto de teorias da conspiração. O filme, dirigido por Hayao Miyazaki, foi lançado no Brasil no dia 8 de março de 1995.

O filme foca na vida de duas irmãs, Satsuki e Mei, e seu pai. Por conta da mãe estar passando por problemas de saúde, a família se muda para uma nova casa adjacente ao hospital, no intuito de poder ficar mais próximos dela.

Ao lado da casa existe uma floresta que esconde muitos segredos, um deles são os Totoros, criaturas mágicas que podem ser vistos apenas por crianças. Em uma exploração das garotas, uma delas acaba dando de cara com um Totoro.

Daí em diante, o filme se encarrega de entreter tanto as duas crianças, como também o telespectador com os eventos marcantes e oníricos que começam a acontecer no decorrer de toda a história. Entretanto, não só de maravilhas é composto Meu Amigo Totoro. Existem algumas teorias macabras relacionadas a este filme, mas isto é pauta para um próximo texto.

A Viagem de Chihiro

Simbologia e identidade em A Viagem de Chihiro

A Viagem de Chihiro talvez seja um dos título mais conhecido do estúdio. O filme, dirigido por Hayao Miyazaki, foi lançado no Brasil no dia 18 de julho de 2003.

A história segue a vida de uma garota chamada Chihiro, que, junto com seus pais, estão se mudando para uma nova cidade. No meio do percurso, o pai decide pegar um atalho para chegar mais rápido, no entanto isso acaba se tornando um grande estorvo.

Ao passarem por uma floresta, se deparam com um túnel que os levam para uma dimensão alternativa. Ali, um gigantesco banquete está armado. Chihiro sente que algo não está certo e pressente o perigo. Sem se importarem com o cenário, os pais da garota se acabam em comer, transformando-se, posteriormente, em porcos.

A partir deste ponto começa a jornada da garota neste misterioso universo em busca de reverter o que aconteceu aos seus pais. Enquanto presa a este novo mundo, a garota enfrenta alguns obstáculos e vivencia inúmeras experiências fantasiosas.


O Mundo dos Pequeninos

Kari-gurashi no Arietti - Festival do Rio

Lançado no Brasil no dia 21 de junho de 2012, O Mundo dos Pequeninos, dirigido por Hiromasa Yonebayashi, é um filme também fantástico, repleto de aventuras e grandes lições de moral que podem ser facilmente aplicadas na vida. Isso torna o filme mais tangível e real.

Nesta trama do Studio Ghibli, é mostrado a vida de Arrietty e sua família, que são seres pequenos que moram abaixo de uma casa antiga e sobrevivem coletando itens que, segundo eles, não farão falta para os humanos. Pegam somente o necessário para sobreviverem.

No entanto, quando o jovem Shawn se hospeda na casa, ele acaba se tornando amigo de Arrietty, o que coloca o segredo dos pequeninos em risco, uma vez que não podem jamais serem vistos por humanos. Shawn jura proteger o segredo dos pequenos seres, mas ainda assim muitas coisas acabam se desencadeando.

Mais do que um filme divertido, O Mundo dos Pequeninos traz boas reflexões acerca da vida e também de percepções. É, indubitavelmente, um filme que vale a pena ser assistido. Vale cada minuto investido nele, assim como os dois filmes supracitados.

Comentários

Postar um comentário