Tower of God e o poder do protagonismo


O anime original Crunchyroll, baseado em uma obra coreana, já está disponível. A obra é um dos assuntos mais comentados no Twitter, pra ter uma noção do quanto estava sendo aguardada pelos fãs otakus.

A história realmente é interessante, o que deixa aquela sensação de que vale a pena continuar acompanhando. Claro que isso tem mais efeito significativo para os que tiveram o primeiro contato com a obra pelo anime, como é o meu caso.

Agora, que tal tentarmos entender sobre o que se trata Tower of God?

A Torre de Deus

Bem como o nome do próprio anime, a história é centralizada nesta tal torre, que, aquele que chegar ao seu topo, terá qualquer desejo concedido, seja ele qual for. Daí aquele velho ditado: "a quem muito é dado, muito é cobrado."


Para chegar ao cume do edifício, é preciso, antes, ser considerado apto por diversos testes que provarão inúmeras características pessoas, desde inteligência a poder de batalha.

O protagonista e o teste de iniciação

Eis que surge um garoto chamado Bam, que decide entrar pelas portas da torre por ele mesmo, daí o título de irregular dado pala própria história. Ao contrário do que muitos possam imaginar, Bam decide fazer isso não por ele mesmo, mas por uma garota. Isso mesmo, é mais uma história de um homem perdidamente apaixonado por uma mulher.

Mas não que isso seja ruim, longe disso. Bam faz isso por Rachel, uma garota que decidiu chegar o topo da torre para ver as estrelas. Ela acaba conseguindo, mas Bam se vê solitário em um mundo de penumbra. Por isso, decide lutar e se encontrar com Rachel mais um vez.



Para isso, Bam passa pelo primeiro teste, o que deixa em questão um enorme protagonismo... ou será que não? A prova consistia em destruir uma esfera negra, o único empecilho era uma enguia monstro gigante. Até aí tudo bem, mas o problema veio quando disseram que nem os mais experientes do 20º andar conseguiram tal façanha de primeira.

Adivinhem só?! O protagonista consegue e, ademais, sem muito esforço. Foi até simples demais, na verdade, contando que ele sempre ganha auxílio de elementos externos. Mas e aí?! É protagonismo ou não? Talvez ainda seja cedo para comentar, assim como também é cedo demais afirmar que ele será o anime do ano.

O teste estilo Jogos Vorazes

Para finalizar o primeiro episódio, o anime apresenta o segundo teste, que colocou, dentro de uma arena, 400 jogadores para lutarem entre si até que restassem apenas 200. Esses seriam os que dariam continuidade no processo para chegar ao topo.

Vai me dizer que não parece uma espécia de jogos vorazes coreano? Mas ainda assim é muito interessante. Saber o que vai acontecer daqui para frente é uma empolgação só. Agora só nos resta aguardar as próximas semanas, assistir todos os episódios e tirarmos uma conclusão mais precisa do que exatamente foi Tower of God.

Comentários