A escolha do estilo de animação de Beastars


A adaptação em anime de Beastars, prevista para a temporada de outono/2019, já no próximo mês, recebeu uma qualidade gráfica um tanto quanto questionável. O estúdio responsável, Orange, optou por desenvolver o projeto com animação em CG.

Considero importante, logo de início, dizer que a escolha desta ferramenta não coloca a história em detrimento. Claro que uma animação mais convencional, na minha opinião, deixaria a série mais bem adaptada e agradável visualmente. Mas o fato de ser animação em CG denota que houve uma reunião de equipe onde muitos tópicos foram expostos e o CG foi considerado uma boa opção. Pelo menos essa é ideia que me forço a acreditar, e não somente que eles escolheram de olhos fechados, sem muita hesitação.


Como externado acima, eu apontaria como opção o estilo ortodoxo, até porque é um estilo gráfico que admiro muito. Alguns podendo ser simples, outros mais bem trabalhados. Esse fato se dá por eu acreditar que tem mais a cara de animação. Obviamente não é uma lei absoluta, há inúmeras variáveis e outras opiniões de pessoas envolvidas no processo de escolha. O problema é que o estilo em CG deixa a coisa mais artificial do que já é. Foge do que seria um anime, e mostra mais o visual de um jogo de vídeo-game. Foi essa a ideia que tive quando vi os primeiros trailers de Beastars.


Não diria que estou decepcionado com a escolha da empresa na forma de animar a obra, mas sim que o método mais tradicional poderia vir a funcionar melhor. Mas, como supracitado, quero acreditar que essa deve ter sido a escolha mais adequada para se trabalhar com este título, e por um bom motivo. Gosto do estilo em CG, acho interessante, mas nem sempre uma boa opção para animes. Mas, quem sabe, eu não seja totalmente surpreendido e mude minha opinião conforme os lançamento dos episódios.

Sinopse de Beastars

Em um mundo povoado por animais antropomórficos, herbívoros e carnívoros coexistem. Para as adolescentes da Cherryton Academy, a vida escolar é cheia de esperança, romance, desconfiança e desconforto. O personagem principal é Legoshi, o lobo, um membro do clube de teatro. Apesar de sua aparência ameaçadora, ele tem um coração muito gentil. Durante a maior parte de sua vida, ele sempre foi objeto de medo e ódio por outros animais, e esteve bastante acostumado a esse estilo de vida. Mas logo, ele se vê envolvido com seus colegas de classe, que têm suas próprias parcelas de inseguranças e vê sua vida na escola mudando lentamente.

Comentários