Bakuman: conheça um pouco da vida e as dificuldades de um mangaká

Bakuman é um mangá escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata. A obra relata o cotidiano de um mangaká e as dificuldades que enfrenta para chegar e permanecer no topo.

A história foca na vida de Moritaka Mashiro e Akito Takagi, dois estudantes do colegial que visam, em algum ponto de suas vidas, tornarem-se mangakás de sucesso. Mashiro é especialista em desenhos, Takagi em roteiros. Juntos, eles unem forças e desenvolvem diversas histórias, motivados pela ambição de sucesso e da realização de um sonho.

Ao conhecer o imenso e cruel mundo dos mangás, os jovens compreendem que apenas desenhar e criar um bom roteiro não é exatamente a fórmula absoluta para o sucesso. Existem inúmeras variáveis, desde a criação do roteiro, os traços adequados e, o mais importante, a aceitação do público. Um dos principais obstáculos dos mangakás, com certeza, é criar uma história que venda como água e a fazer permanecer no topo a cada novo lançamento de capítulo na revista em que é serializada.


Neste processo de compreensão do quanto é exigido criatividade e competência dos mangakás, Mashiro e Takagi impulsionam algumas séries que fizeram sucesso em seus lançamentos, mas logo se depararam com a rejeição do público, então tiveram que partir para outros pastos, com ideias inovadoras e inéditas.

Ao contrário do que alguns possam imaginar, um mangaká, mesmo não sendo consolidado na indústria, não possui vida. Não há exatamente uma carga horária de trabalho. As demandas são intensas, quase que o tempo inteiro, por isso a necessidade de assistentes.


Os assistentes dão suporte ao mangaká no processo de criação dos capítulos, agilizando o processo de entrega para a editora. É indubitável que para entrar nessa esfera, é necessário muita motivação, foco e compromisso naquilo que você deseja alcançar no futuro.

Bakuman é uma ótima indicação de leitura para aqueles que amam ler mangás e tem curiosidade de saber como é a vida de alguém que trabalha com isto. O mangá foi finalizado em 2012, com 20 volumes, licenciados, aqui no Brasil, pela editora JBC. Além do mangá, a história também possui uma adaptação em anime, com 3 temporadas, cada uma com 25 episódios.

Comentários