Vinland Saga: a história de vingança de uma criança definitivamente para adultos | Primeiras impressões


Vinland Saga é um dos atuais animes mais comentados da temporada. Em desenvolvimento pelo Estúdio Wit, o anime dispões de cenas impactantes de guerra e matança, deixando bem claro que não é um anime para crianças. Com inúmeras cenas de violência explicita, Viland Saga apresenta a vida de Thorfinn, que busca vingança após seu pai ser assassinado.


O início conturbado e violento e a cidade de Vinland

Logo de início, as cenas se contrastam com momentos de pacificidade e tormenta. Enquanto um devaneio remoto sobre um lugar maravilhoso sem guerras e tristezas acontece, a realidade é mais cruel, apresentando Thors, um guerreiro imbatível em batalhas. A força descomunal e o poder de disciplina e frieza de Thors amedronta a todos os tripulantes inimigos da guerra em questão. Essa figuração logo é rompida. Após Thors tornar-se pai pela primeira vez, algo dentro dele mudou e ele começou a enxergar a vida com uma perspectiva diferente, sem maldade, rancor ou ódio. Sobretudo, apresentar este lado do figurante é de suma importância para o desenvolvimento do mesmo, uma vez que se sabe da proeminência do personagem dentro da história.


A trama acontece, basicamente, para o lado dos países nórdicos, contando a história de vikings e suas tenebrosas vidas nos campos de batalha. Os primeiros sinais de violência são apresentados logo no início do primeiro episódio, evidenciando o que se pode esperar dali em diante.

Vinland é uma cidade maravilhosa abordada assim no anime, aparentemente um lugar de paz onde todos desejam ir e fazer de lá sua morada. Mas não parece ser um desejo muito fácil de se realizar. Vinland é contada em histórias que romantizam ainda mais essa visão de maravilha e também apresentada em alguns pensamentos soltos de alguns personagens quando tentam remeter à ideia de felicidade, paz e segurança.


Embora os habitantes locais vivam em um lugar onde a guerra já não é mais tão presencial como antigamente, ainda assim as crianças do vilarejo são treinadas desde pequenas como soldados, a fim de protegerem a si mesmos e suas famílias, caso seja necessário tal ação.


Thorfinn, o vingador

Thorfinn é o protagonista da série, que a conta desde sua infância até o momento em que a vida dele é encarada de um prisma diferente, quando seu pai é assassinado. Não sendo filho único, Thorfinn é o único homem da família e, para a história de vida dos personagens e para a própria cultura, era fundamental a família ter um filho homem para ser o sucessor do pai, continuando o legado da família. No caso de Thorfinn o buraco era bem mais profundo, sabendo que seu pai fora um grande homem de guerra conhecido e temido por todos os guerreiros aliados e inimigos.


Embora essa ideia seja concreta no anime, não é muito explorada essa parte da pressão em cima do garoto, pelo menos não de forma explícita, mas subentende-se que é uma realidade que Thorfinn vive ou pelo menos está fadado a viver futuramente. Ainda quando criança, ele já apresentava traços fortes de maturidade, querendo estar presente na primeira guerra que vê seu pai enfrentando. Contrariando todas as situações, ele alia-se ao seu pai e sua tripulação para viver sua primeira e infeliz aventura como guerreiro. A partir deste ponto, a história segue focando em seu desenvolvimento e na construção de seus ideias na busca da realização de vingança pessoal.

Comentários